2024-06-10
Nós, da Carbonext, nos orgulhamos de sempre termos defendido as melhores práticas e cumprido os mais altos padrões mundiais de integridade socioambiental e corporativa em todas as nossas atividades.
A integridade, afinal, é a espinha dorsal do conceito dos créditos de carbono, em que figuramos dentre os pioneiros no Brasil.
Integridade significa que a certificação de ativos das florestas é feita com bases auditáveis, em padrões internacionais. Ou seja, que a compensação ambiental pelas emissões de carbono corresponde de fato a árvores vivas, de pé. Reais.
Mas integridade é muito mais que isso. Integridade é a garantia de que parte substancial dos recursos provenientes do título ambiental será aplicada diretamente na proteção da floresta e no benefício das comunidades que nela vivem.
O crédito de carbono é muito mais do que uma atividade econômica, portanto. É uma ambiciosa e ao mesmo tempo factível solução econômica inspirada no mecanismo de desenvolvimento limpo, lançado pelo Protocolo de Kyoto (1997), para assegurar a conservação, a sustentabilidade, o meio ambiente, contribuir de forma efetiva com a solução dos problemas sociais da Amazônia, combater as mudanças climáticas e salvar o planeta.
É por tudo isso que a Carbonext sempre apoiou iniciativas voltadas para o combate à ilegalidade e ao desmatamento, e vem a público enaltecer as recentes ações tomadas pelo poder público para reprimir e extirpar toda forma de fraude ou atividades criminosas que ameaçam corromper a cadeia dos créditos de carbono.
Nossa postura sempre foi, é e será em defesa da transparência total e da conformidade plena com as obrigações legais. A lei e a ética são os nossos maiores aliados. Nosso negócio depende da fé pública dos documentos emitidos pelos órgãos oficiais. O Estado tem, para nós, um papel crucial e insubstituível.
Os créditos de carbono da Amazônia são uma riqueza destinada a superar o falso dilema entre desenvolvimento e sustentabilidade.
Enquanto realizam a transição energética, as empresas precisam compensar suas emissões indiretas (chamadas de Escopo 3). O ativo ambiental da maior floresta tropical do mundo é um diferencial incomparável. Esta é uma oportunidade única, que o Brasil não pode desperdiçar. Para isso, a lei e a ordem têm de imperar no território amazônico.
Nós, da Carbonext, sempre nos inspiramos pela grandeza de uma missão que é proteger a Amazônia e o futuro. Por isso mesmo, jamais toleraríamos ou toleraremos que interesses ou visões menores interfiram em algo muito maior do que nós: a vida no planeta.